Cidades

Apoiadores realizam manifestação a favor de Bolsonaro em Icaraí

A manifestação contou com um trio elétrico, bandeiras do Brasil e cartazes. Foto: Ibici Silva

Mesmo com o cancelamento das manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), apoiadores bolsonaristas foram para as ruas na manhã deste domingo (15), a favor do presidente Jair Bolsonaro.

Na Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, cerca de 100 apoiadores caminharam pela Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres. Algumas pessoas utilizaram máscaras por conta da pandemia do novo Coronavírus, o principal motivo que fez o Presidente voltar atrás e pedir o adiamento das manifestações, que declarou apoio.

"Brasil acima de tudo. Hoje vivemos um novo governo, uma nova nação. Desde que Bolsonaro assumiu a presidência do país muita coisa mudou", disse a vendedora Luciana Fonseca, de 44 anos.

Longe da manifestação, a administradora de imóveis Carla Santana, de 38 anos, revelou que é contra o governo Bolsonaro e "que não entende como pode o pessoal arriscar a própria vida em um ato que havia sido cancelado pelo presidente", opina.

Apesar de um grande número de apoiadores, no calçadão da praia algumas pessoas eram contra o ato.

"Eu acho um equívoco da população estar aqui, eu não entendo. Foi recomendado para as pessoas não ficarem em lugares com grande número de aglomeração por conta do Coronavírus e eles estão aqui em um evento que foi cancelado", disse.

No dia 25 de fevereiro Bolsonaro compartilhou um vídeo, através do aplicativo de mensagens WhatsApp, convocando a população para a manifestação, mas na noite da última quinta-feira (12), em uma live em seu perfil oficial do Facebook, ele pediu o adiamento das manifestações ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A declaração foi ratificada em pronunciamento no mesmo dia em rede nacional.

Apesar de terem divulgado o adiamento do evento, os organizadores afirmam não ter controle sobre as ruas e alegam que fizeram sua parte. A manifestação contou com um carro de som, bandeiras do Brasil e cartazes.

Após o pedido do adiamento, a hashtag #desculpejairmaseuvou foi uma das mais usadas nas redes sociais.

Brasília

Já em Brasília, os manifestantes marcharam pela Esplanada dos Ministérios até o gramado em frente ao Congresso Nacional portando roupas e bandeiras verde e amarelas, além de cartazes contendo frases contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) . Eles foram seguidos por uma carreata e a Polícia Militar do DF não estimou o número de participantes. 

A comitiva de carros do presidente Jair Bolsonaro saiu do Palácio da Alvorada, residência oficial, por volta das 12h20 e percorreu o centro da capital. No Eixo Monumental, uma das principais vias da cidade, a comitiva chegou a ser acompanhada pelos carros que participavam da carreata.

Em seguida, o presidente foi até o Palácio do Planalto. Do alto da rampa, seguiu acompanhando a manifestação, com as pessoas se aglomerando em frente ao prédio.

O momento foi transmitido ao vivo, em sua página no Facebook. Em seguida, ele desceu para ficar mais próximo do público. Separado por grades, a pouco mais de um metro de distância, o presidente conversou, cumprimentou e tirou fotos com os simpatizantes.

com informações de Agência Brasil

< Flamengo vence Portuguesa-RJ e segue 100% na Taça Rio Coronavírus: American Airlines suspende voos para o Brasil <